Contagem agora tem um olhar especial voltado para o turismo e recebeu uma excelente notícia nesta semana. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), por meio da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos, conseguiu a certificação do Ministério do Turismo para inserir o Município no Mapa do Turismo Brasileiro.
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo, instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. Bienalmente, deverá ser atualizada pelo Município.
“É uma oportunidade para Contagem se estruturar como um destino turístico. O turismo é uma atividade econômica que possibilita a geração de emprego e renda e estamos em uma fase de organização da oferta turística, e a possibilidade de captação de recursos para o setor facilitará a realização de projetos estruturadores”, destacou a diretora de Apoio ao Turismo, Nathalia Farah.
Foram necessárias várias ações para esta conquista. Uma delas foi a adesão ao Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, a Instância de Governança Regional, que consiste numa organização que conta com a participação do poder público, dos atores privados dos Municípios componentes das regiões turísticas e do Terceiro Setor (não governamental), todos com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo.
Além disso, o Estado tem autonomia para inserir outros critérios além dos previstos na Portaria. Foi necessário que os técnicos do setor preenchessem o Inventário Turístico de Contagem, que solicita informações sobre meios de acesso, bens culturais e naturais, além de bares, restaurantes, hotéis, agências de viagens e outros.
Com a certificação, além de validar a responsabilidade com a atividade turística no âmbito municipal, estadual e federal, criou-se uma abertura para conseguir recursos junto ao governo Federal e Estadual para o desenvolvimento da atividade turística da cidade.